FAQ: A educação midiática

Muitos falam de educação midiática, mas com pouco entendimento do que realmente significa. Como você define educação midiática?

A educação midiática engloba o arsenal de estratégias que precisamos ter para lidar de forma reflexiva e responsável com a abundância de informação no mundo atual. Desenvolve, essencialmente, as habilidades para a leitura crítica das informações e para a participação responsável na sociedade através das mídias — ou seja, propõe um olhar mais reflexivo e consciente para o que fazemos diariamente ao consumir informação ou entretenimento, comunicar-nos uns com os outros e participar do diálogo da sociedade utilizando mídias.

Há uma certa confusão entre educação midiática e educação tecnológica. Quais são as diferenças e intersecções?

A BNCC reconhece que a escola precisa preparar o jovem para a cultura digital — uma sociedade em que a tecnologia cada vez mais media as nossas relações sociais, de aprendizado, de trabalho e de consumo. Mas, para isso, precisamos entender a presença e o papel da tecnologia na educação sob duas formas distintas.

Vocês no EducaMídia falam muito em educação midiática como camada nas disciplinas, e não algo dissociado delas. Como isso se traduz na prática?

Saber pesquisar, investigar, lidar criticamente com a informação e desenvolver a auto expressão em linguagens diversas são habilidades inerentes ao próprio processo de aprender de forma criativa e autônoma, e como tal podem ser desenvolvidas em qualquer disciplina. De fato, quanto mais inserirmos essas habilidades de forma transversal em nosso currículo, mais fortalecemos a autonomia dos jovens, possibilitando que “aprendam a aprender”.

E na educação infantil, como os professores podem trabalhar educação midiática com os pequenos?

Os educadores nos perguntam sempre em que idade devemos iniciar a educação midiática. Costumamos responder que cada vez que os pequenos entram em contato com uma nova mídia, essa é a hotra de começar a refletir sobre ela. Muito antes de serem alfabetizadas, as crianças têm contato com mensagens em embalagens de brinquedos ou alimentos, anúncios na TV, em jogos e em ambientes como o YouTube. Todas as imagens e mensagens ali contidas têm intenção e autoria, representações de gênero e de papéis sociais, e podem refletir pluralidade ou exclusão.

Quais os temas dentro da educação midiática você considera que são mais urgentes? E como me preparo para abordar esses temas de forma sensível com meus alunos?

É urgente tratarmos do tema da desinformação, que tem sido bastante crítico em todo o mundo, gerando episódios de descriminação e violência, impactando processos eleitorais e até a saúde pública. Jovens e adultos precisam ser preparados para verificar a confiabilidade das mensagens e não disseminar teorias de conspiração, fakes ou boatos. Percebemos que, ao desenvolver essas habilidades, os jovens frequentemente se tornam vetores de combate à desinformação em suas próprias comunidades, levando esse conhecimento para seus amigos e familiares.

Como os professores podem se preparar para ajudar seus alunos a tornarem-se cidadãos críticos, conscientes e participativos? Por onde começar?

Os professores, como aliás a maioria das pessoas que começaram a lidar com esse universo da comunicação digital depois de adultos, precisam se habituar a olhar de forma mais intencional e reflexiva para sua própria atuação enquanto consumidores e produtores de conteúdo. Será que conhecemos esses ambientes e ferramentas que utilizamos todos os dias? Sabemos como eles funcionam? Será que sabemos como fazer uma busca eficiente, por exemplo, ou que impactos a personalização algorítmica tem sobre nossas informações, nossas escolhas e até as nossas reações? Precisamos estar mais atentos às nossas próprias responsabilidades, e atuar proativamente na defesa de um ambiente de comunicação mais saudável na sociedade.

--

--

Designer, educator, Google Innovator. Coordinator of EducaMídia. Exploring design, media and technology in education, and empowering youth in the digital age.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Mariana Ochs

Mariana Ochs

Designer, educator, Google Innovator. Coordinator of EducaMídia. Exploring design, media and technology in education, and empowering youth in the digital age.